Bem-vindo(a)!

Exponho aqui um pouco daquilo que tem a ver com a minha produção diária. Cada publicação, uma novidade: poesias, notícias, pensamentos, reportagens…

No corpo, na alma e no coração RSS

Redação escrita por mim no ENEM 2008

Por Isaac Ribeiro | Categoria(s): Artigos | 31/08/2008 às 23:31

Depois coloco aqui a proposta de redação. Segue abaixo a minha produção:

A Amazônia desempenha um relevante papel para o meio ambiente e para a economia brasileira e desperta muitos interesses aos olhos do mundo. A região possui enorme variedade de espécies, sendo, inclusive, muitas delas desconhecidas. Além disso, sua extensa área de floresta, aliada à [a] pouca fiscalização e a aplicação de multas que nunca são pagas, é “prato cheio” para especuladores imobiliários, madeireiros, pecuaristas e grandes agricultores, que esquecem sua função, principalmente, na produção das chuvas que caem de norte a sul do país.

Entretanto, não é de agora que a floresta sofre com a ação do homem, tanto que Chico Mendes já “lutava para assegurar o futuro” dela. Agora, vale salientar, na última década o processo de desmatamento teve aumento significativo e as atitudes do Governo Federal, que muito evoluíram com o trabalho de Marina Silva, foram insuficientes para barrar esse crescimento.

Há leis, certo que algumas ainda precisam avançar, mas o que falta mesmo é vontade política para aumentar a fiscalização, com o uso das Forças Armadas e da Polícia Federal, coragem para aplicar pesadas multas àqueles que promovem (ou promoverem) desmatamentos não-autorizados e pulso firme para combater a corrupção, que dificulta ou impede o pagamento dessas penalidades.

Adotadas, essas medidas com eficácia conseguirão preservar a Amazônia e garantir condições de vida para as próximas gerações de brasileiros e brasileiras.


Tópicos Relacionados

Comentários

  1. estou treinando aqui com assuntos anteriores essa redação ficou excelente chará !

    Responder

  2. Muito linda essa redação, ajudou muito!!!!!!!!

    Responder

  3. Amei essa redação, me ajudou muito. ♡♡♡

    Responder

Escreva um comentário