Bem-vindo(a)!

Exponho aqui um pouco daquilo que tem a ver com a minha produção diária. Cada publicação, uma novidade: poesias, notícias, pensamentos, reportagens…

No corpo, na alma e no coração RSS

O Contrato Social, de Jean-Jacques Rosseau

Por Isaac Ribeiro | Categoria(s): Downloads, Livros | 11/02/2009 às 13:34

Poucas obras marcaram tanto a história da literatura política. Ninguém nega que O Contrato Social está entre os principais textos neste campo. Todo empreendimento intelectual ou artístico importante nasce ao mesmo tempo de uma insatisfação e de um impulso de entusiasmo. Por mais que Rousseau seja diferente de seus predecessores, neste aspecto está em situação semelhante. Em sua reflexão política, junto com uma profunda insatisfação existe um entusiasmo ardoroso. Insatisfação diante da sociedade em que vive, cujas instituições considera absurdas e perniciosas. Entusiasmo diante da ideia de uma ordem social radicalmente diferente, onde a obediência à lei garantiria, pelo acordo de todos, a liberdade de cada um. Esses dois sentimentos guiam seu pensamento regendo a própria construção de sua doutrina e sua arquitetura secreta.

Fonte: Livraria Última Instância

  • Tamanho: 218 KB
  • Formato: PDF
  • Idioma: Português

Download: ROSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social.

A cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto, não configura violação aos direitos de autor e aos que lhe são conexos, conforme disposição do art. 184, § 4°, do Código Penal.


Tópicos Relacionados

Escreva um comentário