Bem-vindo(a)!

Exponho aqui um pouco daquilo que tem a ver com a minha produção diária. Cada publicação, uma novidade: poesias, notícias, pensamentos, reportagens…

No corpo, na alma e no coração RSS

Aluna do IFRN ganha competição internacional

Por Isaac Ribeiro | Categoria(s): Educação, Notícias | 01/10/2009 às 7:00

Aline: "Visitas revolucionárias" à Independência do Brasil (Foto: IFRN)

Aline: "Visitas revolucionárias" à Independência do Brasil (Foto: IFRN)

A estudante Aline Araújo do Nascimento, do terceiro ano de edificações do Campus Natal-Central do IFRN, foi uma das quatro estudantes brasileiras que venceram o concurso internacional Caminhos da Liberdade, cujo prêmio é uma viagem ao exterior. O concurso foi organizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Para participar do concurso, os candidatos tiveram que produzir um texto literário sobre o contexto político e econômico no momento histórico da independência em seus países de origem. Aline decidiu escrever um conto sobre os interesses da aristocracia rural pela Independência do Brasil. “Pesquisei sobre o tema em casa, li contos para ver o estilo de escrita e finalizei o meu texto, que se chama ‘Visitas revolucionárias'”, explica.

Apesar de nunca ter se dedicado a escrever contos, Aline soltou a imaginação ao produzir a história que venceu o concurso internacional. “O conto fala sobre um garoto que recebe a visita de fantasmas que viveram na época da nossa independência. Ao final da história, provoco os leitores a refletir sobre os valores de independência e liberdade nos dias de hoje”, ressalta a estudante, que tem 17 anos.

Viagem de estudos

Além de Aline, do IFRN, venceram o concurso Wanderley dos Reis Nascimento Junior, de Goiás, David dos Santos Farias, da Bahia, e Fernanda Esthefane Garrides Oliveira, de Minas Gerais. Os quatro, na companhia de estudantes de países ibero-americanos, farão viagem de estudos histórico-culturais a Assunção, no Paraguai, percorrendo os caminhos trilhados por religiosos franciscanos e jesuítas, e em seguida a Madri, Sevilha e Cádiz, na Espanha.

A família tem origem humilde. A mãe, Maria do Rosário Araújo do Nascimento, é viúva e o outro filho, Flávio Luiz, é ex-aluno do Instituto e atualmente cursa medicina na UFRN. Para ela, a conquista dos dois filhos “é um orgulho porque, mesmo com as dificuldades e a falta de oportunidades onde morava, em Santo Antônio do Salto da Onça, nunca deixei de lutar pela educação dos meus filhos”.

Além do Brasil, organizam o concurso a Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Uruguai. Aline Araújo disse que nunca se interessou em escrever, mas sempre gostou de ler. Apesar da tensão da mãe na primeira viagem de avião que a filha fará, ela deve viajar na segunda quinzena de outubro e se diz ansiosa para conhecer os caminhos da liberdade pelos países ibero-americanos.

Outras informações sobre o concurso, acesse o site da OEI.

Fonte: IFRN


Tópicos Relacionados

Escreva um comentário