Bem-vindo(a)!

Exponho aqui um pouco daquilo que tem a ver com a minha produção diária. Cada publicação, uma novidade: poesias, notícias, pensamentos, reportagens…

No corpo, na alma e no coração RSS

Novo Acordo Ortográfico chega ao Office 2007

Por Isaac Ribeiro | Categoria(s): Dicas e tutoriais, Downloads, Informática | 19/10/2009 às 1:11

A Microsoft finalmente lançou uma atualização para o verificador ortográfico, o dicionário de sinônimos e o verificador gramatical dos programas Word, Excel, PowerPoint e Outlook (Foto: Contando Histórias)Doze meses após a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a Microsoft lançou uma atualização para o verificador ortográfico, o dicionário de sinônimos e o verificador gramatical dos programas Word, Excel, PowerPoint e Outlook, permitindo finalmente que esses aplicativos trabalhem com as novas regras.

Segundo Eduardo Oliveira, gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil, numa entrevista concedida ao site WinAjuda, os esforços para o desenvolvimento dessa atualização envolveram equipes da companhia em três países, sendo eles o Brasil, a Irlanda e os Estados Unidos, respectivamente, responsáveis pela adequação às regras e testes, criação do pacote para o Office 2007 e implementação no Office 2010.

No que se refere ao Office 2007, instalando essa atualização a configuração padrão será pós-reforma. Por exemplo, se você digitar a palavra freqüente, com trema (ortografia correta no padrão pré-reforma), automaticamente ela será reescrita sem trema, conforme estabelece a nova ortografia.

Já em relação ao Office 2010, Oliveira destacou que o novo padrão ortográfico será nativo, porém existirá a possibilidade do usuário selecionar o modo pré-reforma ou misto, mostrando simultaneamente as duas normas.

A atualização para os Revisores de Texto em Português do Brasil (KB972854) requer o Microsoft Office 2007, o sistema operacional Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista ou Windows 7, e o Windows Installer 3.1 ou superior. Infelizmente, os utilizadores do popular Office 2003 não foram contemplados, tendo em vista que em abril desse ano a multinacional limitou o suporte a essa suíte somente para atualizações de segurança.

O Decreto nº. 6.583, de 29 de setembro de 2008, o qual promulgou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, passou a produzir efeitos no Brasil desde 1º de janeiro de 2009. Durante um período de transição que vai até 31 de dezembro de 2012, coexistirão a norma ortográfica que já estava em vigor e a nova norma estabelecida.


Tópicos Relacionados

Comentários

  1. Caro Isaac, gostaria de saber se o office 2010 tem dicionário para português. instalei a versão beta mas não descobri se tem dicionário.

    Responder

Escreva um comentário