Bem-vindo(a)!

Exponho aqui um pouco daquilo que tem a ver com a minha produção diária. Cada publicação, uma novidade: poesias, notícias, pensamentos, reportagens…

No corpo, na alma e no coração RSS

Redação escrita por mim no Concurso CAERN 2010

Por Isaac Ribeiro | Categoria(s): Artigos | 25/04/2010 às 19:51

O comando da prova de redação apresentava uma história do dia 22 de março – Dia Internacional da Água, disponível em meninomaluquinho.educacional.com.br, e pedia a elaboração de “um texto dissertativo, usando entre 25 e 30 linhas, discutindo como é possível oferecer água potável a todos os povos do planeta”. Segue abaixo a minha produção:

A baixa disponibilidade de água potável já é um problema de proporção global. Nos diferentes continentes, países ricos e pobres carecem desse recurso indispensável à sobrevivência da humanidade e ao planeta. Nesse sentido, as medidas a serem tomadas para solucionar essa questão devem necessariamente envolver o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.

Pode parecer contraditório, mas todos sabemos que o mundo dispõe de muita água, quantidade suficiente para não ser motivo de preocupação. Ocorre, entretanto, que por não valorizarem devidamente, as indústrias muitas despejam resíduos químicos em rios e afins, as populações jogam lixo em córregos, além de exagerarem no seu consumo, e o Estado, por sua vez, não exerce rigorosamente seu papel fiscalizador, a fim de coibir abusos, nem universaliza o saneamento básico.

No Rio Grande do Norte, em particular, embora ainda exista muito trabalho pela frente, o Governo do Estado e a CAERN têm contribuído sistematicamente para a melhoria desse cenário. Em Natal, por exemplo, está em fase final a construção da Unidade de Tratamento do Baldo, a qual permitirá redução significativa do volume de esgoto despejado diretamente, sem nenhum tipo de cuidado, no Rio Potengi. Outrossim, numa ação em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura do Natal, a área saneada da Capital aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Enfim, é preciso trabalho, vontade política, consciência e compromisso com a vida. São imprescindíveis investimentos em tecnologias que permitam a dessalinização da água e que possibilitem o seu reuso. Bem assim, é necessário apostar maciçamente em campanhas para o uso racional dessa riqueza. E tudo isso é urgente. O planeta pede pressa!


Tópicos Relacionados

Comentários

  1. Vc falou particulamente do RN.. e ele pediu pra escrever uma redação de como oferecer água potável para todos os povos do planeta.. se eu fosse corrigir sua prova.. marcaria 0 na hora..

    Responder

  2. vc esqueceu de falar os pontos.. como saneamento basico.. educação para os povos nao contaminarem a agua e bla bla bla..

    Responder

  3. vc conseguiu ser aprovado com essa redação?qual foi a nota?eu fiquei com 4,57 para opção .

    Responder

Escreva um comentário