Barbárie para vender

Propaganda Machista e Violenta - Anúncio publicado em 29 de abril no jornal Tribuna do Norte
Anúncio publicado em 29 de abril no jornal Tribuna do Norte

Antonino Condorelli

Ematomas, arranhões, esparadrapos tampando feridas… O rosto de uma mulher espancada, o rosto de milhares, milhões de brasileiras que todo dia, nos seus próprios lares, sofrem a mais covarde forma de violência: a doméstica.

Mas este rosto não é a foto de uma matéria de jornal sobre violência contra a mulher. É a propaganda de uma concessionária de carros de Natal (RN), a Via Costeira, produzida pela agência de publicidade Lumina e publicada na edição de 29 de abril do jornal Tribuna do Norte, um dos dois diários de maior difusão no Rio Grande do Norte. A logomarca que aparece no anúncio é a da Volkswagen, multinacional alemã da qual a Via Costeira é concessionária. A propaganda mostra este rosto de mulher espancada com a chamada: “Mecânica, funilaria e pintura Via Costeira. Tá na cara que precisa”.

Mais uma vez, a mulher é coisificada para produzir lucro, através da sua comparação com a carroceria de um carro. Além disso, a alusão à violência doméstica não é apenas de um horrível mau gosto: é um desrespeito, um insulto, um ultraje à dignidade de todas as pessoas de sexo feminino, aliás, de todas as pessoas com consciência. Para quem viveu ou vive na própria pele, todo dia, esta barbárie, uma propaganda como esta não é só uma ofensa: é uma lâmina que abre feridas impossíveis de cicatrizar.

A violência banalizada, reduzida a mera questão “estética”, e a coisificação da mulher, mais uma vez, são utilizados como veículo de produção de lucro. Pelo visto, este último – na ótica da agência de publicidade que fez o anúncio, da concessionária que o aprovou e dele se beneficiou e do jornal que o publicou – tem prioridade sobre a dignidade da mulher e da pessoa humana.

Na tarde do próprio dia 29 de abril, uma comissão da Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte composta por Roberto Monte (Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos), Elizabeth Nasser (Coordenadora do Fórum de Mulheres do RN), Marcos Dionísio de Medeiros Caldas (Ouvidor da Defesa Social) e Antonino Condorelli (Editor-chefe de Tecido Social) esteve na redação da Tribuna do Norte para notificar a indignação perante este anúncio de todos os que acreditam nos direitos da pessoa humana.

Além disso, o Conselho Estadual de Direitos Humanos enviou uma representação junto ao Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Fernando Vasconcelos, contra a concessionária de carros Via Costeira, a agência de publicidade Lumina e a empresa Volkswagen, pedindo que o Ministério Público do Estado tome as providências necessárias.

2 Thoughts to “Barbárie para vender”

  1. Bom dia!

    Estou realizando uma pesquisa para o TCC a respeito da utilização da estética da violência na Publicidade e pretendo utilizar a imagem.

    Mas para contextualizar, utilizando a data, aqui aparece dia 29/04. Como o texto é de 2004, você pode me confirmar que é de 29/04/2004? Desde já, muito obrigada!

    1. Bom dia, Priscilla,

      Sim, a imagem foi publicada na Tribuna do Norte de 29 de abril de 2004.

      De nada!

      Um abraço,

      Isaac Ribeiro

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