Brasil pode ter conexão de 200Mbps via rede elétrica
Algo normal em países como o Japão, Estados Unidos e alguns da Europa, conexões de internet em altíssimas velocidades são praticamente impensáveis no Brasil… Por telefone. Se você achava muito uma conexão de 24Mbps por aqui, conheça a internet via rede elétrica capaz de alcançar absurdos 200Mbps.
A multinacional japonesa Panasonic já está testando a tecnologia Power Line Communication (PLC) – “Comunicação via rede elétrica” – na cidade de Barreirinhas, no Maranhão, em parceria com a Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (APTEL). A Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, já colocou em consulta pública no país a proposta da tecnologia oferecida pela Panasonic.
A Panasonic Brasil já beneficiou três (sortudos) estabelecimentos em Barreirinhas que estão testando o equipamento: uma biblioteca pública, um restaurante e uma loja estão acessando à internet pela rede elétrica através de um modem PLC a uma velocidade de 200Mbps. Outros testes devem ser feitos só no ano que vem, em Recife, no estado de Pernambuco.
É bom lembrar que esse milagre tecnológico já estava em testes por outras empresas em outros Estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Mas testes públicos não haviam sido realizados em uma escala considerável como a Panasonic está fazendo.
A idéia é transformar o PLC em um complemento para outras tecnologias de conexão à grande rede, como o Wireless, por exemplo, em áreas que não exista cobertura telefônica. No Brasil, cerca de 20 milhões de lares não têm telefonia fixa. Já energia elétrica, quase 99% das casas têm. Isso torna fácil (e barata) a disseminação da tecnologia.
Os modems que convertem o sinal da internet para a rede elétrica são fabricados atualmente no Japão e na Malásia. Se a idéia colar aqui no Brasil, a Panasonic espera abrir uma fábrica desses aparelhos no país, já que somos uma das nações que mais acessa à internet no mundo!
Quanto aos custos, com certeza, serão um tanto elevados no início, já que uma conexão ADSL de 24Mbps no Brasil custa mensalmente por volta de R$ 200,00. O bom da PLC é o fato de não exigir uma grande infra-estrutura e ter sua instalação rápida e fácil, o que pode baratear os preços. O problema mesmo é quando faltar energia. Além disso, os preços das conexões ADSL (por telefone) no Brasil, que são um dos mais altos do mundo, podem cair drasticamente se a tecnologia da Panasonic tiver uma boa aceitação por aqui, já que a concorrência falará mais alto.
Fonte: Guia do PC