Ministério da Cultura e ANCINE lançam projeto para abrir salas de cinema em cidades pequenas

O Ministério da Cultura e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) lançaram hoje (4/11) o projeto Cinema da Cidade que pretende viabilizar a construção ou reabertura de cinemas em cidades de pequeno e médio porte (entre 20 mil e 100 mil habitantes). Dos 1.371 municípios brasileiros com essa população, apenas 194 possuem salas de cinemas.

Durante o lançamento do projeto, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, alertou para a elitização do cinema, já que a maioria das salas em funcionamento no país se encontram dentro de shoppings. O projeto pretende descentralizar as exibições cinematográficas e levá-las às classes mais baixas da população. “Cultura é a economia que mais cresce no mundo e o Brasil até hoje não conseguiu dar a devida importância”, disse o ministro.

Para participar, as prefeituras devem apresentar à ANCINE o projeto de construção ou recuperação das salas de cinema. Uma vez contemplada, a prefeitura deverá selecionar, por edital público, uma empresa exibidora para a gestão do complexo. A ANCINE repassará os recursos às prefeituras municipais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, que também compareceu ao evento de lançamento do projeto, prometeu apoio ao programa. “Em matéria de cultura, contem com o Congresso Nacional e com a Comissão Orçamentária”, afirmou. Alguns artistas como Eduardo Araújo, Chico César e Rosemary também participaram do evento.

Fonte: Agência Brasil

One Thought to “Ministério da Cultura e ANCINE lançam projeto para abrir salas de cinema em cidades pequenas”

  1. Talvez assim chegue um novo cinema lá em Mossoró..
    Porque o único que tinha, fechou acho que no ano passado ou retrasado!
    xD

    Bjoo =*

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.