Redação escrita por mim no Concurso UFRN 2008*

O comando da prova de redação pedia a elaboração de “um texto argumentativo (em prosa, no registro padrão da língua portuguesa escrita, de forma coesa e coerente) em que eu focalizasse a importância da UFRN para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte”. Segue abaixo a minha produção:

A UFRN exerce um papel de fundamental importância para o Rio Grande do Norte. Referência em ensino público, gratuito e de qualidade, está presente nos “quatro cantos” do estado atendendo a uma demanda de alunos cada vez maior e diversificada.

E essa história vem de longe. Quando surgiu na década de cinqüenta, sua missão já visava o desenvolvimento humano, com justiça social, democracia e cidadania. As diferenças sociais não podiam – como não podem – ser obstáculo ao desenvolvimento acadêmico-intelectual dos que sonham com dias melhores.

Pena que a qualidade de ensino dessa instituição não é vista também por aqueles que sentam nos bancos escolares dos níveis fundamental e médio das escolas públicas, o que dá a UFRN duas outras funções: nivelar por cima os conhecimentos daqueles (as) que nela conseguem ingressar e ser voz ativa na comunidade em defesa de uma educação com todos os direitos previstos na constituição.

Formadora de indivíduos racionais, críticos e dotados de bom senso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem aumentando anualmente a gama de cursos oferecidos e investindo em ensino, pesquisa e extensão, valorizando alunos e professores, multiplicando saberes, exportando conhecimento, e, sobretudo, contribuindo para o progresso do estado e do país.

*Possivelmente, esta é a íntegra do meu texto, com exceção do trecho sublinhado.

2 Thoughts to “Redação escrita por mim no Concurso UFRN 2008*”

  1. Liélson dos Santos Andrade

    Lembra da nota, brother?

    1. Essa redação não chegou a ser corrigida, embora tenha obtido 9,33333 em Língua Portuguesa, 7,85714 em Matemática e 7,14286 em Informática. Com a anulação de 3 questões que eu havia acertado na prova de Informática, não obtive o mínimo de 5 acertos, pois eu tinha acertado 7/10 questões. Essa regra pareceu-me injusta, mas não contestei.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.