Vírus pode promover superataque em 1° de abril

1° de abril de 2009 poderá tornar-se um marco na história da internet. Isto porque, um supervírus tem a possibilidade de assumir o controle de milhões de computadores em todo o mundo e ordená-los a um ataque.

Parece mentira, mas especialistas em segurança computacional acreditam que o poderoso vírus Conficker, criado para transformar vários computadores em zumbis, deve executar um comando simultâneo exatamente hoje.

O que ele deve fazer precisamente não se sabe. A certeza que se tem é da possibilidade de ocorrer um surto na grande rede, porque os botnets (robôs, em inglês) estão se munindo para atacar. “É assustador pensar sobre quanto controle um hacker poderia ter sobre todos esses computadores”, disse Mikko Hypponen, da empresa de segurança F-Secure, ao jornal britânico The Sun.

Na dúvida se este vírus vai mesmo cumprir o prometido ou virar a mais nova pegadinha de 1° de abril, o importante é garantir a segurança do seu computador. Comece por atualizar seu sistema operacional sobretudo corrigindo uma brecha no Windows explorada pelo malware, em seguida atualize seu navegador e principalmente seu antivírus. Dado que seu PC esteja sem esse tipo proteção, instale algum, que pode ser gratuito, como é o caso do AVG Anti-Vírus.

Finalmente, se você quer assegurar que o Conficker não está na sua máquina, as seguintes ferramentas podem detectá-lo e removê-lo:

W32.Downadup Removal Tool, da Symantec;
Anti.Downadup, da BitDefender;
F-Downadup, da F-Secure;
KidoKiller, da Kaspersky.

E, apesar das evidências, que seja esta apenas uma mentira.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.