Bem-vindo(a)!

Exponho aqui um pouco daquilo que tem a ver com a minha produção diária. Cada publicação, uma novidade: poesias, notícias, pensamentos, reportagens…

No corpo, na alma e no coração RSS

Gripe A: Nota de esclarecimento à população

Por Isaac Ribeiro | Categoria(s): Notícias | 30/11/2009 às 20:55

Carnatal 2009 - A micareta do BrasilA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA, a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NATAL, a SOCIEDADE RIOGRANDENSE DO NORTE DE INFECTOLOGIA, o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, o CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE, e a DESTAQUE PROMOÇÕES, se comprometem a divulgar intensamente e fielmente os pontos da presente Recomendação, a partir de hoje e até o último dia da festa, e alertam a população sobre os riscos de contágio da gripe influenza A H1N1 (gripe suína) durante o período do CARNATAL, pelos fundamentos a seguir expostos.

  • Considerando que o Ministério da Saúde não recomenda a suspensão do CARNATAL;
  • Considerando o crescente número de casos graves e óbitos ocorridos a partir da última semana de outubro;
  • Considerando que muitos dos casos graves necessitam de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI e isolamento respiratório, e que a quantidade de tais leitos disponíveis na rede pública e nos hospitais particulares é limitada, o que, possivelmente, seria um fator complicador para dar suporte a um aumento do número de doentes;
  • Considerando que o Ministério da Saúde recomenda, como medida geral de prevenção e controle de surtos comunitários de influenza, que se deve, dentre outros, evitar aglomerações, dada a facilitação de transmissão de doenças em tais casos;
  • Considerando que o uso de máscaras não impede o contágio em ambientes abertos;
  • Considerando que em eventos como o CARNATAL é comum o compartilhamento de objetos como copos, cigarro e latinhas, assim como existe uma maior aproximação física, inclusive o beijo faz parte da festa;
  • Considerando que alguns indivíduos têm maior possibilidade de desenvolver as formas graves da doença,

RECOMENDAMOS:

  1. QUE AS PESSOAS QUE APRESENTAM SINTOMAS DE GRIPE NÃO COMPAREÇAM AO CARNATAL;
  2. QUE AS GRÁVIDAS, OS IDOSOS E AS CRIANÇAS, BEM COMO PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS, COMO CÂNCER, DIABETES, AIDS, ASMA, DENTRE OUTRAS, NÃO COMPAREÇAM AO EVENTO;
  3. QUE O FOLIÃO NÃO COMPARTILHE COPOS, LATINHAS, CIGARROS E NÃO BEIJE PESSOAS ESTRANHAS;
  4. QUE AQUELAS PESSOAS QUE APRESENTAREM SINTOMAS GRIPAIS, TAIS COMO: – TOSSE, CORIZA, DOR DE GARGANTA, FEBRE ALTA E DOR NO PEITO, PROCUREM O SERVIÇO DE SAÚDE.

Nota publicada na íntegra, inclusive com os grifos e capitulações da original.

BN95MU4MGX5U


Tópicos Relacionados

Comentários

  1. Ou seja, esse lixo não deveria acontecer. Até parece que pessoas que pagaram uns 500 contos vão deixar de ir porque estão com sitomas de gripe… Sei… É muita palhaçada. O que o poder econômico não faz.

    Responder

    GravatarIsaac Ribeiro respondeu dia 3 de dezembro de 2009 às 11:02:

    É verdade, Fabinho. Tanto que a nota divulgada individualmente pela Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia foi bem contundente.

    Abração,

    Isaac Ribeiro

    Responder

  2. Eitxa que todo mundo vai tá em Pipa por causa do ”perigoso” carnatal.. Então ir a Pipa nesse período não seria um risco tbm !? hauhauhauhauhau..

    Xero no oio!!! 😛

    Responder

    GravatarIsaac Ribeiro respondeu dia 3 de dezembro de 2009 às 14:38:

    Tá lendo meus pensamentos, é? Imaginava justamente isso hoje pela manhã. Se qualquer aglomeração oferece riscos, seja Retiro ou Carnatal, a probabilidade é a mesma.

    Quer saber uma coisa? Seguro mesmo é a gente ficar! 😛

    Beijo grande,

    Isaac Ribeiro

    Responder

Escreva um comentário