Bem-vindo(a)!

Exponho aqui um pouco daquilo que tem a ver com a minha produção diária. Cada publicação, uma novidade: poesias, notícias, pensamentos, reportagens…

No corpo, na alma e no coração RSS

Dica para formatar sumário no Word

Por Isaac Ribeiro | Categoria(s): Dicas e tutoriais, Educação | 19/03/2009 às 12:14

Para muita gente, fazer sumário no Word é fatigante. Se tentamos criá-lo manualmente, ele nunca fica conforme esperamos. Quando utilizamos o recurso automático do Word, ou não saímos do canto ou o resultado foge totalmente aos requisitos normativos. Por causa disso, elaborei um passo a passo para você fazer o seu de maneira rápida e fácil.

  1. Antes de começar a digitar, selecione a página e formate o espaçamento entrelinhas para 1,5: Formatar > Parágrafo > Espaçamento > Espaçamento entre linhas > 1,5 linhas. No Word 2007, essa opção é aberta clicando-se na setinha diagonal ao lado do nome “Parágrafo”, no menu “Início”.
  2. Digite a palavra “SUMÁRIO”, sem aspas, e aperte 3 vezes “Enter”.
  3. Digite todo o sumário sem espaço entre o número do capítulo e o título, e entre o título e a página correspondente. Por exemplo, “1INTRODUÇÃO3”, sem aspas.
  4. Selecione o sumário digitado, com exceção do título e, em seguida, clique no menu “Formatar”, e escolha “Tabulação…”. No Word 2007, essa opção é aberta clicando-se na setinha diagonal ao lado do nome “Parágrafo”, no menu “Início”, e depois clicando-se em “Tabulação…” na tela que se abre.
  5. Na caixa de texto “Marca de Tabulação” ou “Posição da parada de tabulação”, digite 1. Em “Alinhamento”, escolha “Esquerdo”. Em “Preenchimento”, “1 Nenhum”. Clique em “Definir”.
  6. Ainda dentro de tabulação, na caixa de texto “Marca de Tabulação” ou “Posição da parada de tabulação”, digite 14,7. Em “Alinhamento”, marque “Centralizado”. Em “Preenchimento”, escolha a opção “2 …….”. Clique em “Definir”.
  7. Novamente dentro de “Marca de Tabulação” ou “Posição da parada de tabulação”, digite 15,2. Em “Alinhamento”, escolha “Direito”. Em “Preenchimento”, marque “1 Nenhum”. Clique em “Definir” e depois em “OK”.
  8. Agora, clique entre o número do capítulo e o título e pressione 1 vez “Tab”. Clique entre o título e o número da página e pressione 2 vezes “Tab”.

Importante:

Os pontilhados e os números das páginas não são em negrito.

Os valores da parada de tabulação foram estabelecidos considerando-se que a margem esquerda é 3 cm e a margem direita é 2 cm. Caso, por exemplo, as margens esquerda e direita sejam 3 cm, substitua 14,7 por 15,5 e 15,2 por 16.

O valor de tabulação 1 pode variar conforme o número de seções secundárias. Segundo a ABNT-NBR 6027, “os títulos, e os subtítulos, se houver, sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que sejam alinhados pela margem do título do indicativo mais extenso”.

De acordo com as regras da ABNT para trabalhos acadêmicos, o sumário é todo escrito em tamanho 12, fonte Arial ou Times New Roman e a palavra sumário deve ficar centralizada, em caixa alta e em negrito.


Tópicos Relacionados

Comentários

  1. Obrigada querida!!!!! Me ajudou muito

    Responder

  2. Obrigaduuuu!! Alguém, por favor, entregue o Prêmio Nobel da Paz para este homem! Porque eu não sei vocês, mas eu, depois que aprendi a fazer esses paranauê do sumário, estou super em paz. E ONU, temos um novo integrante para sua comissão de direitos humanos! Porque todo ser humano tem direito a saber fazer um sumário.

    Responder

    GravatarIsaac Ribeiro respondeu dia 19 de julho de 2015 às 18:43:

    Carlos,

    Muitíssimo obrigado pelo comentário!

    Forte abraço,

    Isaac Ribeiro

    Responder

  3. Cara, me ajudou demais esse macete de sumário! Dicas muito relevante. Obrigado mesmo. Até compartilhei o link com a galera da faculdade. Abraços

    Responder

  4. Realmente suas dicas contribuíram muito.

    Se possível, compartilhe por email sempre essas dicas.

    Você é especial por dividir conhecimentos com o mundo.

    Obrigada

    Responder

  5. Grata pela ajuda, explicação simples e clara. parabéns!

    Responder

  6. Meu querido, quando comecei a fazer e vi que estava dando certo, senti um alívio tão grande, que na hora senti vontade de compartilhar meu “MUITO OBRIGADA”!! Obrigada por socializar esta dica simples, objetiva e que realmente FUNCIONA. Já tinha tentado várias, mas nenhuma com este resultado. Entregarei uma versão da dissertação amanhã e é como se tivesse feito um Gol aos 46 do segundo tempo. Muito Obrigadaaa!

    Responder

  7. vc é o cara jovem parabens e muito obrigado

    Responder

  8. Cara, show essa dica . Vlw Isaac.

    Responder

  9. Gente, o que é esse tal de Tab que vc cogitou no final? Onde fica isso?

    Responder

    GravatarIsaac Ribeiro respondeu dia 23 de março de 2016 às 12:47:

    Boa tarde, Nathalia,

    Tab é uma tecla que, provavelmente, sempre fica acima da tecla Caps Lock, que, por sua vez, fica acima da tecla Shift, que situa-se acima da tecla Ctrl, na lateral esquerda do teclado.

    Se não aparecerem esse nomes, conte de um 1 a 4, percorrendo as teclas de baixo para cima, sendo 1 a tecla que fica no canto esquerdo inferior do teclado do seu computador. Provavelmente, a tecla 4 é a Tab.

    Um abraço,

    Isaac Ribeiro

    Responder

  10. Explicação simples e objetiva. Parabéns.
    Uma pena que só aprendi depois da monografia da minha esposa.
    Mas nunca é tarde para aprender.
    Sempre aparece um amigo querendo ajuda.

    Responder

  11. Obrigada! me ajudou bastante <3

    Responder

  12. Obrigada Isaac Ribeiro, muito obrigada msm, vc me ajudou muito. Estava aqui quase arrancando os cabelos e já tinha visto muitos artigos até q me deparei com o seu; ai sim!! Fim dos meus problemas com sumário! Deus te abençõe. Um abraço carinhoso.

    Responder

  13. cara, parabéns, você salvou minha vida, essa magia é melhor que o Harry Potter. merece que criem um prêmio pra vc e um lugar no céu.

    Responder

  14. Parabéns por dividir o seu conhecimento. Ajudou muito, muita gente…

    Responder

Escreva um comentário